sexta-feira, 26 de junho de 2020

As Pandemias e as Fake News, isso não é novo, você sabia?


As Pandemias e as Fake News, isso não é novo, você sabia?

Contribuição Professor " GEOVANE"

A Peste negra, ou Peste bubônica, foi uma pandemia que no século XIV matou cerca de um terço da população europeia.
A peste tem sua origem na Ásia e chegou até o continente europeu através de caravanas comerciais e navios mercantis genoveses, da Península Itálica se espalhou por toda Europa.
Devido a medicina precária, conhecimento científico atrasado e fanatismo religioso da época, as pessoas atribuíram várias causas míticas e fantasiosas a doença, como:
Castigo divino: Muitos acreditaram que a epidemia era um castigo de Deus pelos seus pecados, e poderiam ser aliviados com o perdão de Deus.
Bruxaria: Muitos acreditavam estarem sendo castigados por existirem bruxas na cidade, muitas mulheres inocentes foram torturadas e mortas acusadas de bruxaria.
Povos estrangeiros: Judeus, muçulmanos, peregrinos, ciganos e outros povos estrangeiros foram acusados de disseminar a doença e mortos por toda Europa.
Na verdade, a doença foi causada pelo Yersinia pestis, uma bactéria que é encontrada em pulgas que ficam em ratos contaminados. As vilas e cidades medievais eram totalmente insalubres, viviam em uma condição de higiene e moradias precárias, as ruas eram sujas, cheias de lixos, ambiente propicio para a infestação de ratos, pulgas, e propagação da doença.
Portanto, em períodos de crises e pandemias, como o que estamos vivendo nesse momento, surgem diversas teorias e Fake News que costumam confundir nossa percepção a respeito do assunto, como percebemos isso não é novo na história. Devemos tomar cuidado com as fontes, não acreditar e nem compartilhar Fake News e confiar na opinião e orientação de especialistas na área.



Figura 1 - Médicos medievais tratando uma pessoa com a Peste.



Figura 2- O triunfo da morte: Quadro de Pieter Bruegel




Fontes:

COTRIM, Gilberto. História Global – Brasil e geral. São Paulo: Saraiva, 2005.

LE GOFF, Jacques. As raízes medievais da Europa. Petrópolis: Vozes, 2011.

JÚNIOR, Hilário Franco. A Idade Média: nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, 2006,

SILVA, Daniel Neves. "Peste negra"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/pandemia-de-peste-negra-seculo-xiv.htm. Acesso em 25 de junho de 2020.

REZENDE, Joffre Marcondes De. "as grandes epidemias da história"; Editora Unifesp. Disponível em: http://books.scielo.org/id/8kf92/pdf/rezende-9788561673635-08.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Momento para reflexão: A beleza está na simplicidade!!!

 Contribuição professora "Rúbia Leriam" A  Última Crônica – Fernando Sabino A caminho de casa, entro num botequim da Gávea para ...