quarta-feira, 6 de maio de 2020

O que é "audiolivro".


Audiolivros os famosos ‘audiobooks’

Devido à rotina corrida, às vezes, precisamos abrir mão de pequenos prazeres da vida, como ver um filme no cinema, conhecer um museu ou ler um livro.
No caso desse último, uma alternativa nascida no século passado tem ganhado espaço no cotidiano de muitas pessoas, e te mostraremos como consegui-lo sem pagar nada com os audiolivros gratuitos.
Originalmente chamados de audiobook (em inglês), essa mídia foi criada entre as décadas de 1980 e 1990, e oferece  conteúdos de livros narrados por contadores de história profissionais que, no início, só eram encontrados em CDs e fita cassetes.
Além dos narradores, audiolivros mais desenvolvidos contam com mais de uma voz, efeitos e trilha sonora, como as radionovelas do século XX, que ajudam a criar um universo imaginário da cabeça de quem ouve a história.
Se você está sem tempo, cansado de só ouvir músicas na volta do trabalho ou em uma viagem, e quer ampliar o repertório de livros, o audiobook é a opção perfeita!
Audiolivro é inclusão
Além da praticidade, esse modelo de livro aproxima o conhecimento de pessoas cegas ou disléxicas, já que a leitura visual deixa de ser exigida para a absorção da informação.
Muitas vezes, o audiolivro é comparado ao “livro falado”, muito utilizado por pessoas com essas condições.
Contudo, enquanto o primeiro pode conter vozes dramatizadas, sonoplastia e músicas, o segundo propõe uma versão bem aproxima da leitura das palavras, obedecendo fielmente regras de impostação de voz e pontuação, pois acredita que somente o ouvinte deve construir os sentidos do que está sendo lido.

Não acho que vou conseguir ouvir um audiolivro, e agora?

Muitas pessoas, no entanto, encaram com desconfiança em experimentar os audiolivros, muito pela associação da leitura à visão e também ao momento agradável de ter um livro em mãos.
Se você tem dúvidas quanto a esse tipo de mídia, lembre-se que absorver palavras e interpretá-las é uma tarefa multissensorial, que não depende apenas da visão.
Obviamente, a cognição pode ser afetada caso a leitura seja feita em paralelo a outra atividade, mas não descarta sua relevância.
Para aqueles que estudam outras línguas e querem aperfeiçoar suas habilidades auditivas, incluir os audiolivros na rotina pode turbinar seu aprendizado.
Caso experimente um audiobook e, mesmo tentando criar o hábito de ouvi-lo, você não se acostumar, não se estresse! A compreensão do que é ouvido varia de pessoa para pessoa, principalmente entre aquelas que se distraem facilmente e outras de rápida concentração.
Referência:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Momento para reflexão: A beleza está na simplicidade!!!

 Contribuição professora "Rúbia Leriam" A  Última Crônica – Fernando Sabino A caminho de casa, entro num botequim da Gávea para ...